DirSync: Instalação passo a passo

Instalação DirSync passo a passo
Fonte: andersonpatricio.org

Neste artigo vamos começar a verificar a integração do seu Domínio Local com o Online Services da Microsoft. Vale lembrar que o BPOS, serviço que abrange o Exchange, Sharepoint, OCS e Live Meeting, já está disponível no Brasil. E o serviço estará em período de gratuidade até 30 dias após a comercialização do serviço por aqui, o que deve acontecer mais ou menos em Mar/Abr de 2010, apesar de no site dizer que o período de testes é de 30 dias… 

Se você quer começar a testar o Online Services com o BPOS vá até o site http://www.microsoft.com/online/pt-br/default.mspx e inicie a Avaliação Gratuita. Os primeiros passos são: Fazer o Registro e criar um domínio para utilização. Depois do registro, você terá acesso ao Administration Center:

Quando você é solicitado à criar um domínio, você pode criar algo do tipo: empresa.microsoftonline.com ou já configurar seu domínio válido como empresa.com.br. Se não quer nesse momento começar a integrar seu Domínio Local com o Online Services, não tem problema. Crie um domínio do Online Services e posteriormente você pode configurar o sincronismo. Se você escolher um domínio do Online Services ele será criado como Authorative e já estará habilitado para recebimento de E-mails, ou seja, basta criar os usuários e eles já estarão recebendo e-mails. Simples assim…

Agora, se você quer migrar os usuários do seu ambiente para o Online Services aí o processo é um pouco mais complexo, mas em pouco tempo você pode ter isso funcionando. A primeira coisa a se fazer é criar um novo domínio no Online Services, com o mesmo nome do seu domínio válido. Esse domínio deve ser criado como External Relay. Se você criar como Authorative, você deverá apontar o registro MX do seu DNS para o Online Services, e não é isso que queremos neste momento.

Para que o Online Services possa validar este domínio, você será solicitado a criar um registro CNAME em seu DNS. Depois de validar, você poderá começar o processo de integração. Este processo consiste em você habilitar diversas configurações e instalar ferramentas que irão sincronizar os usuários do seu AD com o Online Services. Depois você irá utilizar outra ferramenta para selecionar os usuários que você quer migrar a Mailbox para o Online Services.

O primeiro passo é habilitar o E-mail Coexistence:

Como você pode perceber existem diversos documentos para serem lidos que ajudarão a entender o processo de Co-existência de E-mails. O próximo passo é iniciar a sincronização de diretórios:

Assim como no processo anterior, há documentos para leitura que ajudam a entender o processo de sincronização do diretório. Depois de marcar a opção de confirmação do documento de planejamento, você poderá habilitar o sincronismo do diretório. Depois disso, é preceiso baixar a ferramenta Directory Syncronization Tool e instalar em um servidor da sua rede interna. Algumas informações sobre essa ferramenta:

– Tem que ser instalada em um servidor Windows Server 2003;
– Não pode ser x64, apenas x86.
– O servidor não pode ser um Domain Controller.

Após instalar o Directory Syncronization Tool você deverá iniciar a configuração do mesmo.
Clique em Next:

Insira as credenciais do Online Services:

Insira as credenciais de Enterprise Admin do seu Domínio Local:

Verifique se a configuração finalizou com sucesso:

Clique em Finish e mantenha a opção de iniciar a sincronização marcada:

Clique em Ok:

A sincronização ocorrerá, por padrão, à cada 3 horas. Para alterar este valor abra o arquivo Microsoft.Online.DirSync.Scheduler.exe.Config na pasta %ProgramFiles%\Microsoft Online Directory Sync\. Altere o atributo “SyncTimeInterval” que por padrão traz Value=”3:00:00” que representa 3 Horas:

 

Fernando Andreazi
http://fernandoandreazi.spaces.live.com

Sobre Fernando Andreazi

Fernando Andreazi, profissional de TI desde 2004, especialista em tecnologias Microsoft em soluções de Infraestrutura, Gerenciamento e Online Services. Microsoft Certified Trainer (MCT) e Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em Office 365. Technical Speaker palestrando sobre tecnologias Microsoft nas principais universidades de São Paulo, TechEd2011 e na Comunidade TechNet. Certificado em Windows XP, Windows Vista, Windows 7, MDOP, Forefront, SCCM2007, SCOM2007, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Lync 2010, Exchange Server 2007 , 2010, 2013 e Office 365. MCP, MCSA, MCITP, MCTS e MCDST. Atualmente atua em uma empresa Microsoft LAR como Cloud Specialist e é também Owner da empresa de treinamento Learning365.

Publicado em 01/06/2010, em Microsoft Online / BPOS. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: