Como estimar o tempo de migração do meu ambiente atual para o BPOS (Exchange Online)?

Olá pessoal,

Neste artigo vamos entender como estimar o tempo de migração do ambiente on-premisse para o ambiente online. Temos alguns métodos para isso, porem a ferramenta que mais utilizo é  o site SpeedTest, nele consigo medir a latência do link e a taxa de upload e download. Este é um passo importante por isso muita atenção nos cálculos. Vamos lá!

Passo 1: Acessar o site www.speedtest.net e localizar o estado de Ashburn, VA. Mas porque Ashburn? Está é localidade mais próxima do Datacenter da Microsoft (Virginia), onde certamente estará o seus serviços hospedados.

Local de origem: São Paulo

Local de Destino: Ashburn

2 Passo: Após marcar Ashburn repare que será iniciado um teste de Latência, Upload e Download levando em consideração a sua banda atual.

3 Passo: Vamos analisar os testes. Vejam que a latência de link é 214ms, isso porque a internet no qual estou fazendo esses testes é uma conexão home, mas para a sua empresa é recomendável que a latência de link não ultrapasse os 200ms, do contrario a conexão pode ser tornar intermitente e causar uma má experiência para os usuários.

Veja também que a taxa de upload (0.25mb/s) é muito baixa. Entenda que em um processo de migração de Exchange Server para Exchange Online a primeira etapa é justamente o upload das caixas para a nuvem e essas caixas podem ter variáveis tamanhos, sendo uma caixa pequena ~100mb e até caixas superiores a 1gb, portanto e imprescindível que a taxa de upload seja suficiente para atender o numero de caixas e o tamanho dessas.

O processo de Download é constante, os seus usuários estarão sempre baixando as mensagens, nada fora do padrão que já temos hoje a diferença é que cada usuário baixa o conteúdo de sua caixa da internet e não do Exchange Server local.

Outras maneiras de estimar o tempo de upload e download:
Temos outras formas de medir a velocidade de download e upload além da latência da nossa rede, recomendo a vocês que leiam o artigo abaixo onde além de fornecer outros sites para esta tarefa mostra todo o conceito de medição de conexão de Internet.

Medição de Velocidade Internet Banda Larga
http://knol.google.com/k/medi%C3%A7%C3%A3o-de-velocidade-internet-banda-larga#

Por tanto fica a dica, antes de pensar em um projeto de BPOS analise se sua banda está capacitada para atender os requisitos.

Fernando Andreazi
http://fernandoandreazi.spaces.live.com/

Sobre Fernando Andreazi

Fernando Andreazi, profissional de TI desde 2004, especialista em tecnologias Microsoft em soluções de Infraestrutura, Gerenciamento e Online Services. Microsoft Certified Trainer (MCT) e Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em Office 365. Technical Speaker palestrando sobre tecnologias Microsoft nas principais universidades de São Paulo, TechEd2011 e na Comunidade TechNet. Certificado em Windows XP, Windows Vista, Windows 7, MDOP, Forefront, SCCM2007, SCOM2007, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Lync 2010, Exchange Server 2007 , 2010, 2013 e Office 365. MCP, MCSA, MCITP, MCTS e MCDST. Atualmente atua em uma empresa Microsoft LAR como Cloud Specialist e é também Owner da empresa de treinamento Learning365.

Publicado em 12/07/2010, em Microsoft Online / BPOS. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: