Windows Intune: Parte 05 – Requisitos do Cliente

Finalmente, conforme o prometido eu estou de volta com mais um artigo, agora falando sobre os requisitos técnicos para o Windows Intune. Pelo que você deve ter percebido no título eu já comecei falando dos requisitos para instalar o cliente do Intune, pois como se trata de uma solução na nuvem você não precisa se preocupar com requisitos dos servidores do Intune, da topologia a ser desenhada e afins, é isso que é bacana, quanto mais você precisar utilizar, mais o serviço poderá te oferecer, mesmo porque é esta uma das principais características da nuvem, não é mesmo?

Portanto, o cliente do Intune está disponível através da console web, uma vez que você tenha acesso ao serviço, faça login, acesse a console e vá até o painel Administração. Já no painel clique em Download de Software Cliente, e você terá acesso aos dois tipos de cliente, uma x86 (de 8.7 MB) e outro x64 (de 11.6 MB), conforme abaixo:

image

O interessante é que você consegue acompanhar quantos clientes já estão instalados, de acordo com o total possível (que a empresa adquiriu), e seguindo as limitações do beta eu tenho permissão de instalar apenas 25 clientes para testar. Outra informação legal disponível na tela é um aviso, dizendo que você deve esperar 30 minutos antes de realizar as etapas de acompanhamento, o que definirá o sucesso, ou não, da instalação. Falando nisso, é importante saber que o cliente do Intune pode ser instalado em sistema operacional x86 ou x64 das seguintes versões do Windows:

· Windows 7 Enterprise, Ultimate e Professional

· Windows Vista Enterprise, Ultimate e Business

· Windows XP Professional com SP2 ou SP3

Caso estiver instalando o cliente do Intune no Windows 7 ou Windows Vista não há nenhum outro requisito adicional, porém se estiver usando o Windows XP é preciso que o computador possua um processador de no mínimo 500 MHz e 256 MB de memória RAM, ao menos. E mais, se o Windows XP estiver com o SP3 os requisitos param por aqui, mas se o Windows XP estiver com SP2 os requisitos abaixo precisam ser instalados também:

· Forefront Client Security Filter Manager QFE for Windows XP/SP2

· Microsoft Core XML Services (MSXML) 6.0

· Microsoft Core XML Services (MSXML) 6.0 Service Pack 2

Para instalar o cliente do Intune em um computador será necessário estar logado com uma conta que tenha permissões de administrador no computador em questão. Como os arquivos de instalação são MSI você tem diversas possibilidades para realizar a sua distribuição em massa, basta utilizar um processo já disponível na sua empresa. Outro ponto muito importante é que, como a console web é o local centro das atividades realizadas por nós devemos lembrar que é preciso utilizar o Internet Explorer 7.0 ou superior, com suporte ao Silverlight 3.0, para acessá-la.

Veremos então no próximo artigo como instalar o cliente do Intune, nas suas duas versões disponíveis.

Obrigado pela leitura e até a próxima publicação,

Abraços.

Cleber Marques

http://msmvps.com/blogs/clebermarques/archive/2010/09/04/windows-intune-parte-05-requisitos-do-cliente.aspx

Sobre Fernando Andreazi

Com experiência de 13 anos no mercado de TI, sendo 7 anos focado em serviços de nuvem, hoje ajudo clientes no entendimento e adoção das estratégias de nuvem Microsoft na REDBELT. Reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (MVP) de Office 365 e P-Seller LATAM Winner 2017, sou um líder com o compromisso de ajudar pessoas a obterem o máximo de suas experiências com as tecnologias Microsoft. Uso minhas habilidades de comunicação e criatividade na busca de soluções reais para os clientes e desenvolvimento do time interno. Conhecimentos sólidos na área de atuação ajudando os clientes em tomadas de decisão, elaboração de cenários, técnico e financeiro, sempre orientado a obter resultados para os negócios comprometido com as necessidades dos clientes.

Publicado em 11/04/2011, em Microsoft Intune. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: