Funcionalidades de Conformidade no Exchange Online Part I

Olá pessoal,

Neste artigo iremos explorar as funcionalidades de conformidade do Exchange Online, e entender como elas ajudam a sua organização a satisfazer requisitos de conformidade legais, regulamentares e organizacionais dos seguintes modos:

  • Preservar Impedir a eliminação de mensagens para conformidade com requisitos de retenção de dados ou requisitos legais.
  • Detectar Procurar itens relevantes relacionados com processos legais específicos ou pedidos de autoridades reguladoras.
  • Controlar Controlar o fluxo de mensagens e implementar ações acionáveis baseadas no conteúdo das mensagens ou nos remetentes e destinatários destas.
  • Proteger Encriptar o conteúdo e impor políticas aplicáveis à utilização do correio electrónico.

Vamos analisar isto mais de perto:

Funcionalidades de conformidade no Exchange Online

  • Gestão de registos de mensagens (MRM) O MRM ajuda a sua organização a impedir a eliminação permanente de mensagens de correio electrónico e outro conteúdo de mensagens, eliminados por utilizadores ou políticas de mensagens, necessários para assegurar a conformidade com políticas da empresa, regulações governamentais ou necessidades legais. O MRM também lhe permite remover automaticamente conteúdo de mensagens antigas que não tenha qualquer valor legal ou de negócio. O MRM utiliza políticas de retenção e tags de retenção para controlar a duração do período durante o qual os itens são mantidos nas caixas de correio dos utilizadores, bem como para definir qual a ação a tomar sobre os itens que tenham alcançado uma antiguidade específica.
    Consulte Configurar e Gerir Políticas de Retenção no Exchange Online.
  • Detecção A detecção utiliza as capacidades da Pesquisa em Várias Caixas de Correio, uma ferramenta baseada na GUI que permite que profissionais legais e de recursos humanos, bem como outros gestores de detecção, procurem mensagens correspondentes a critérios especificados nas caixas de correio principais e de arquivo. Visto que as pesquisas de detecção não necessitam de permissões administrativas completas, poderá atribuir a utilizadores normais as permissões necessários para a pesquisa em caixas de correio, bem como limitar o âmbito das caixas de correio que podem ser pesquisadas por uma pessoa. Os resultados de uma pesquisa em várias caixas de correio pode ser impresso ou exportado para um ficheiro .PST através da utilização do Microsoft Outlook.
    Consulte Pesquisas em Várias Caixas de Correio.
  • Arquivo pessoal Pode criar uma caixa de correio de arquivo baseada na nuvem, chamada arquivo pessoal, para a caixa de correio principal baseada na nuvem de um utilizador. Os utilizadores podem utilizar a caixa de correio de arquivo para arquivar o histórico de dados de mensagens movendo ou copiando mensagens da caixa de correio principal para a caixa de correio de arquivo. Os administradores e os utilizadores podem utilizar as funcionalidades do MRM para moverem automaticamente mensagens que alcancem uma antiguidade específica para a caixa de correio de arquivo. Visto que os itens existentes na caixa de correio de arquivo de um utilizador são indexados, as caixas de correio de arquivo são incluídas numa pesquisa em várias caixas de correio.
    Consulte Ativar uma Caixa de Correio de Arquivo.
  • Suspensão de litigação Pode estabelecer uma suspensão de litigação, também conhecida como arquivo obrigatório, numa caixa de correio, para preservar mensagens e correio electrónico e outros itens de correio durante um período de tempo expandido. A suspensão de litigação também impede que os itens sejam permanentemente eliminados. Quando a caixa de correio de um utilizador é colocada em suspensão de litigação, o utilizador pode eliminar os itens da sua caixa de correio, mas estes são retidos indefinidamente nos servidores do centro de dados da Microsoft. A suspensão de litigação também mantém o histórico de versões dos itens que forem modificados.
    Consulte Colocar uma Caixa de Correio em Suspensão de Litigação.
  • Gestão de direitos de informação (IRM) O IRM proporciona a proteção online e offline de mensagens de correio electrónico e anexos suportados. A proteção IRM pode ser aplicada pelos utilizadores no Outlook ou no Outlook Web App, podendo igualmente ser aplicada por administradores através da utilização de regras de proteção de transporte e regras de proteção do Outlook. O IRM ajuda os administradores e utilizadores a controlarem quem pode aceder, reencaminhar, imprimir ou copiar dados sensíveis contidos em mensagens de correio electrónico. Note que o IRM requer que tenha um servidor dos Serviços de Gestão de Direitos do Active Directory (AD RMS) implementado na sua organização no local.
    Consulte Configurar e Gerir a Gestão de Direitos de Informação no Exchange Online.
    Nota Para obter uma lista dos tipos de anexo de ficheiros permitidos e bloqueados no Outlook Web App, consulte a secção “Definições de ficheiros e anexos” em Políticas de Caixa de Correio do Outlook Web App | Definições Disponíveis.
  • Regras de transporte e regras de proteção de transporte As regras de transporte permitem-lhe controlar o fluxo de e aplicar políticas de mensagens às mensagens de correio electrónico enviadas dentro da sua organização e às mensagens recebidas e enviadas pela sua organização. Utilizando regras de transporte, os administradores podem definir atributos de mensagens específicos, ou condições, bem como as ações a aplicar a qualquer mensagem que contenha esses atributos. Por exemplo, pode utilizar regras de transporte para acrescentar uma exclusão de responsabilidade às mensagens enviadas para fora da sua organização ou para impedir a comunicação por correio electrónico entre grupos específicos de utilizadores.
    As regras de proteção de transporte permitem-lhe utilizar regras de transporte para proteger mensagens através de IRM, através da aplicação de um modelo de política de direitos do AD RMS.
    Consulte Regras ao Nível da Organização.
    Microsoft Live@edu O Outlook Live para Live@edu também fornece políticas de supervisão destinadas a ajudar as instituições de ensino a controlar quem pode enviar e receber correio electrónico dos utilizadores da instituição. Consulte Políticas de Supervisão.
  • Registo em Diário O registo em diário pode ajudar a organização a responder a requisitos de conformidade legais, regulamentares e organizacionais, através do registo das comunicações de envio e recepção de mensagens de correio electrónico. As regras de diário são utilizadas para registar as mensagens de correio electrónico enviadas para ou recebidas de destinatários específicos. Quando uma mensagem corresponde aos critérios definidos pela regra do diário, um relatório de diário com a mensagem original é gerado e enviado para uma caixa de correio de registo em diário.
    Consulte Regras do Diário.
  • Registo de auditoria Os Relatórios de Auditoria são uma ferramenta baseada na GUI que ajuda a sua organização a monitorizar o acesso não autorizado à caixa de correio de um utilizador, a identificar as caixas de correio que se encontram em suspensão de litigação e a identificar quaisquer alterações efetuadas aos grupos de funções de administrador. Também poderá exportar o registo de auditoria de administrador que identifica qualquer ação efetuada por um administrador.


Fernando Andreazi

MVP Office 365
https://fernandoandreazi.wordpress.com/

Sobre Fernando Andreazi

Fernando Andreazi, profissional de TI desde 2004, especialista em tecnologias Microsoft em soluções de Infraestrutura, Gerenciamento e Online Services. Microsoft Certified Trainer (MCT) e Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em Office 365. Technical Speaker palestrando sobre tecnologias Microsoft nas principais universidades de São Paulo, TechEd2011 e na Comunidade TechNet. Certificado em Windows XP, Windows Vista, Windows 7, MDOP, Forefront, SCCM2007, SCOM2007, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Lync 2010, Exchange Server 2007 , 2010, 2013 e Office 365. MCP, MCSA, MCITP, MCTS e MCDST. Atualmente atua em uma empresa Microsoft LAR como Cloud Specialist e é também Owner da empresa de treinamento Learning365.

Publicado em 22/07/2011, em Office 365. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: