Utilizando o mesmo domínio para Exchange, Lync e SharePoint Online

Olá pessoal,

Ao iniciar sua configuração de domínio no Office 365 logo ira perceber que o assistente de verificação ira perguntar qual a finalidade do domínio, Exchange/Lync ou Sharepoint, você não pode selecionar o mesmo domínio para os três serviços, ou escolhe Exchange/Lync ou Sharepoint.

Embora tudo indique que você não possa usar o mesmo domínio para todos os serviços, na pratica não é necessariamente assim, veremos que podemos gerenciar o mesmo domínio para todos os serviços, mas eles irão aparecer de forma separada na console de gerenciamento.

O primeiro passo é normalmente adicionar seu domínio (contoso.com) para os serviços de Exchange/Lync, e configurar as estações clientes com Lync e Outlook Client.

O próximo passo é adicionar o mesmo domínio mas, com prefixo (www365.contoso.com) e especificar apenas o serviço do Sharepoint, ao verificar o conjunto de site gerenciados pelo SharePoint você vera que o domínio está disponível. Um vez que utilizar o site será solicitado criar um registro CNAME (ProdNet25.SharePointOnline.com) para o domínio www365.contoso.com. Você vera que funciona normalmente.

A definição dos domínios pode criar essa confusão, no nosso caso contoso.com é um domínio, mas www365.contoso.com é um host, no entanto no Office365 ambos são tratados como domínio.

Veja nesse exemplo:

Domínios configurados

image

Domínio/host para criar um site publico:

image

 

Fernando Andreazi
MVP Office 365
https://fernandoandreazi.wordpress.com/

Sobre Fernando Andreazi

Fernando Andreazi, profissional de TI desde 2004, especialista em tecnologias Microsoft em soluções de Infraestrutura, Gerenciamento e Online Services. Microsoft Certified Trainer (MCT) e Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em Office 365. Technical Speaker palestrando sobre tecnologias Microsoft nas principais universidades de São Paulo, TechEd2011 e na Comunidade TechNet. Certificado em Windows XP, Windows Vista, Windows 7, MDOP, Forefront, SCCM2007, SCOM2007, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Lync 2010, Exchange Server 2007 , 2010, 2013 e Office 365. MCP, MCSA, MCITP, MCTS e MCDST. Atualmente atua em uma empresa Microsoft LAR como Cloud Specialist e é também Owner da empresa de treinamento Learning365.

Publicado em 07/08/2011, em Office 365. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: