Troubleshooting: GAL Unificada na coexistência Postfix <> Exchange Online

Olá pessoal,

O ambiente de coexistência do Exchange Online com a GAL (Global Address List) unificada, só é suportado quando o sistema de correio utilizado no ambiente On-Premise é o Exchange Server. O troubleshooting abaixo surgiu de uma necessidade de fazer com que o ambiente de coexistência “Postfix (On-Premise) <> Exchange Online” tivesse uma única GAL (Global Address List).

Após discutirmos juntamente com outros especialistas também conseguimos uma solução que irei demonstrar abaixo:

1 – Inserir o CD do SP2 do Microsoft Exchange 2010, não é necessário a mídia, basta o SP2, em um servidor qualquer que faça parte do domínio e através do Prompt de Comandos navegar até a unidade correspondente ao Exchange Server 2010, o nível funcional de domínio deve ser no mínimo Windows Server 2003 Native Mode.

image

2 – Executar o comando: setup /PrepareSchema ou setup /ps

(Permissão Necessária: Schema Admins)

3 – Executar o comando: setup /PrepareAD /OrganizationName: <nome da organização> ousetup /p /on:<nome da organização>

(Permissão Necessária: Enterprise Admins)

Agora que nosso ambiente já está expandido para o Exchange 2010 foi habilitado nossas chaves no AdsiEdit.msc, o qual iremos utilizar neste troubleshooting.

4 – Abrir o AdsiEdit.msc e conectar na partição “Default Naming Context”:

image

5 – Expandir a sua estrutura de OU’s e localizar o objeto de usuário;

image

6 – Clicar com o botão direito no usuário e em seguida em “Propriedades”. Agora vamos preencher o atributo “TargetAddress” com o endereço de e-mail do usuário , ou seja, o endereço de e-mail “SMTP:user@empresa.com.br” do usuário.

image

7 – Pronto! Agora a partir da próxima sincronização do DirSync o seu usuário irá aparecer na GAL normalmente.

DICA1: Após executar o comando execute o fullsync alterando a seguinte chave de registro do DirSync: “HKEY_LOCALMACHINE\Software\Microsoft\MSOLCoExistence” alterar o valor  FullSyncNeeded para 1;

55

DICA2: Altere o campo targetAddress em massa utilizando o ADModify, basta criar um item customizado SMTP:%”mail”% (Onde mail já representa o campo mail preenchido no ADSIEdit) 

image

 

Agora temos a GAL populada e funcionando.

 

Fernando Andreazi

image2_thumb24_thumb image3_thumb2_thumb

Sobre Fernando Andreazi

Com experiência de 13 anos no mercado de TI, sendo 7 anos focado em serviços de nuvem, hoje ajudo clientes no entendimento e adoção das estratégias de nuvem Microsoft na REDBELT. Reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (MVP) de Office 365 e P-Seller LATAM Winner 2017, sou um líder com o compromisso de ajudar pessoas a obterem o máximo de suas experiências com as tecnologias Microsoft. Uso minhas habilidades de comunicação e criatividade na busca de soluções reais para os clientes e desenvolvimento do time interno. Conhecimentos sólidos na área de atuação ajudando os clientes em tomadas de decisão, elaboração de cenários, técnico e financeiro, sempre orientado a obter resultados para os negócios comprometido com as necessidades dos clientes.

Publicado em 03/05/2012, em Office 365. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Olá Fernando, BLZ?

    Show de bola seu post, mas me tire uma duvida, feito isso quais seriam os proximos passo para garantir a coexistência da GAL configurada com o Exchange Online? Não seria necessário um servidor CAS pelo menos para garantir a coexistência do catalogo entre os ambientes?

    Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: