Resolvendo falha na instalação da feature .NET Framework 3.5 no processo de preparação para ambiente de SharePoint Server 2013 com Microsoft SQL Server 2012

logo_sharepoint_troubleshooting

No processo de instalação do servidor de banco de dados dedicado (um SQL Server 2012 com base em um Windows Server 2012 R2) para um ambiente com farm de 2 servidores SharePoint Server 2013 (com base em 2 Windows Server 2012), me deparei com o seguinte impasse na etapa Installation Progress bem no final da instalação do produto:

B

Zoom:

B.1

Aqui somos informados que, diante de todos os pré-requisitos do SQL Server 2012, o componente NetFx3 (.NET Framework 3.5) não está presente no servidor. Dando OK e prosseguindo, observamos diversos erros nas steps que o SQL Server 2012 Setup nos lista:

B.2

Analisando todos os logs e detalhes das steps que não passaram pelo Setup em Complete with failures do SharePoint Server 2012 Setup, notamos que TODAS as features que falharam na instalação têm seu erro com origem na inexistência do .NET Framework 3.5. Em Error details podemos confirmar esta análise.

O Windows Server 2012 e o Windows Server 2012 R2 já possuem por defaut instalados nas features de servidor o .NET Framework 4.5. Ainda assim é necessário para o SQL Server 2012 a versão 3.5 do Microsoft .NET Framework, não tem jeito, temos que instalá-la pois é um pré-requisito de instalação.

1

Ao iniciar e prosseguir com o processo convencional de adicionar a feature .NET Framework 3.5 ao servidor via Server Manager, nos deparamos com um diferencial no Windows Server 2012 e Windows Server 2012 R2:

 

Este Warning nos informa que precisamos de um caminho alternativo ao caminho de instalação no disco (geralmente “C:\…” para que ele busque os componentes de instalação necessários ao .NET Framework 3.5. Este caminho alternativo é a mídia de DVD de instalação do Windows Server 2012/2012 R2. Se estiver virtualizando seus servidores em Hyper-V e usando uma .iso, indexe o mapeamento da .iso no drive virtual de DVD da VM e aponte o caminho para “E:\Sources\SxS” (aonde “E” é a letra representada pelo seu drive de DVD onde consta a mídia de instalação física do Windows Server 2012/2012 R2 ou o caminho de mapeamento do drive virtual da VM no Hyper-V) conforme mostra a o Add Roles and Features Wizard clicando em Specify an alternate source path:

C

C.1

Neste momento os arquivos são extraídos da mídia de instalação e passamos a step para concluir a instalação da feature .NET Framework 3.5.

Nota: Se decidirmos prosseguir com a instalação sem estes procedimentos, apenas clicando em Next não teremos êxito na instalação da feature:

D

E

Voltando ao Setup Wizard do SQL Server, se o rodarmos novamente ele detectará a presença da feature .NET Framework 3.5 no Windows Server 2012/ 2012 R2 e finalizará todas as steps com sucesso concluindo a instalação do produto.

F

Veja que meu SQL Server 2012 Management Studio foi iniciado sem erros:

G

H

O Servidor de banco de dados está pronto! Já temos base para iniciarmos a instalação dos servidores que comporão a farm de servidores SharePoint Server 2013 Smiley piscando

Fonte: Blogo do Mauricio Cassemiro

Sobre Fernando Andreazi

Com experiência de 13 anos no mercado de TI, sendo 7 anos focado em serviços de nuvem, hoje ajudo clientes no entendimento e adoção das estratégias de nuvem Microsoft na REDBELT. Reconhecido pela Microsoft como Most Valuable Professional (MVP) de Office 365 e P-Seller LATAM Winner 2017, sou um líder com o compromisso de ajudar pessoas a obterem o máximo de suas experiências com as tecnologias Microsoft. Uso minhas habilidades de comunicação e criatividade na busca de soluções reais para os clientes e desenvolvimento do time interno. Conhecimentos sólidos na área de atuação ajudando os clientes em tomadas de decisão, elaboração de cenários, técnico e financeiro, sempre orientado a obter resultados para os negócios comprometido com as necessidades dos clientes.

Publicado em 19/04/2014, em Office 365. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: