Quando Modernizar o Datacenter?

Escolhi um título provocativo para esse artigo, mas na verdade a resposta pode ser dada na segunda linha mesmo… AGORA! Agora é a hora de você modernizar o datacenter da sua empresa, seja qual porte ela tiver, em qualquer setor.

Sou um profissional de TI e claro que a minha visão de mundo é baseada nessa perspectiva, mas justamente por isso vejo o quanto as empresas precisam entender a necessidade de se modernizar.

Soluções em nuvem trazem mais dinamismo e reduzem custos, proporcionando racionalização e até mesmo o aumento do lucro. Além disso, colocam a organização à frente da concorrência (que também deve estar de olho em migrar para a Nuvem, se já não o fez), especialmente se a modernização for alinhada com o plano de negócio.

Sabe quando os nossos pais criam resistência a usar um smartphone ou tem dificuldades de usar o Whatsapp? Ou quando nossa avó consultava o livro de receitas, já surrado pelo tempo, lembramos e pensamos como a vida dela poderia ter sido revolucionada com um tablet? É assim que eu me sinto nesse cenário…

Então, vamos partir para o lado prático?

Dificuldades que identificam a necessidade de modernização

Para tornar a nossa conversa por aqui mais esclarecedora, pontuei alguns aspectos que indicam muito bem quando um datacenter precisa ser modernizado. Vamos lá.

  • Alto custo de infraestrutura desde o espaço físico até contratação de profissionais dedicados
  • Demora no processo de expansão e escalabilidade limitada
  • Complexidade no gerenciamento de hardware
  • Perda do processamento não utilizado
  • Pouca flexibilidade para escalar estrutura em momentos de pico

Algum desses itens ou todos eles acontecem na sua empresa? (Deixe o seu comentário).

Isso acontece principalmente em negócios os quais a tecnologia não faz parte do core business. E nem deve! Pois ao tentar fazer com que a TI funcione com 100% de efetividade, corre-se o risco de perder o foco do negócio, dedicando energia onde não é sua especialidade. Para isso, existem consultorias que se concentram em descobrir o melhor de cada ferramenta disponível no mercado e customizá-las para você.

“Era pós-moderna”

Uma vez modernizado, o datacenter realmente vai ser um marco na história da empresa, quase uma nova Era, especialmente no que envolve a TI. Depois de migrado para Nuvem, as mudanças vão desde espaço físico a facilidade nos processos.

Segue a lista de benefícios:

  • Escalabilidade de recursos e de espaço físico: expansão sob demanda, de maneira instantânea, com a agilidade que o seu negócio precisa.
  • Otimização de recursos com pagamento pelo uso: redução agressiva de custos operacionais e de manutenção.
  • Sustentabilidade: redução do carbono com menor consumo de energia e menor demanda de espaço físico.
  • SLA mais agressivo: mudanças e adaptações podem ser feitas de maneira fácil e rápida.
  • Qualquer hora, de qualquer lugar: acesso remoto, de diferentes dispositivos.
  • Backup: muito mais prático com a nuvem.
  • Facilidade: restauração de aplicações facilitada.

Encontre o parceiro ideal

Modernizar o datacenter é um processo simples? Depende. Se você tiver uma empresa parceira ideal, que te dê todo o suporte e acompanhe esse processo, sim.  Há uma grande diferença entre:

  • Oferecer e vender um produto formatado para sua TI atuar e;
  • Adaptar produtos e desenvolver soluções que se encaixem no seu plano de negócios como um todo.

Entre 1 e 2, a segunda é sem sombra de dúvidas a melhor opção para auxiliar na sua jornada de transição para reduzir os custos, aumentar a produtividade com uma colaboração integrada e adaptar a infraestrutura às necessidades.

Convencido e de mãos dadas com a consultoria certa, nem é preciso coragem para tomar esse passo. Assim, espero que o seu negócio realmente vivencie uma nova Era!

https://www.linkedin.com/pulse/quando-modernizar-o-datacenter-fernando-andreazi?trk=mp-reader-card

Fernando Andreazi

Sobre Fernando Andreazi

Fernando Andreazi, profissional de TI desde 2004, especialista em tecnologias Microsoft em soluções de Infraestrutura, Gerenciamento e Online Services. Microsoft Certified Trainer (MCT) e Microsoft Most Valuable Professional (MVP) em Office 365. Technical Speaker palestrando sobre tecnologias Microsoft nas principais universidades de São Paulo, TechEd2011 e na Comunidade TechNet. Certificado em Windows XP, Windows Vista, Windows 7, MDOP, Forefront, SCCM2007, SCOM2007, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Lync 2010, Exchange Server 2007 , 2010, 2013 e Office 365. MCP, MCSA, MCITP, MCTS e MCDST. Atualmente atua em uma empresa Microsoft LAR como Cloud Specialist e é também Owner da empresa de treinamento Learning365.

Publicado em 13/09/2016, em Business, Cloud, Microsoft Azure. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: